Trabalhe o medo de errar

Trabalhe o medo de errar

Por Júlia Zullig

Um dos maiores medos dos empreendedores é o medo de errar.

Esse medo geralmente surge da insegurança em tomar algumas decisões importantes que envolvem riscos.”Se a pessoa nunca teve um negócio antes, toda a experiência é nova para ela. O risco sempre vai existir, mas podemos minimizá-lo. Buscar conhecimento ajuda a diminuir essa sensação de ter medo do novo”, diz Hashimoto.

A dica dada pelo professor do Insper se resume assim: assuma esses riscos, sabendo que você vai cometer erros. “Não parta do pressuposto de que empreendedores não cometem erros.

empreendedor vai tomar decisões equivocadas, vai errar e bastante. Mas existem muitas coisas na aventura de ter um negócio próprio que não são aprendidas nas escolas ou nos livros. Na verdade, a maior possibilidade de aprendizado está na prática, e isso significa tentar e errar, para depois tentar novamente de outra forma, até acertar. Portanto, para o empreendedor, cometer erros faz parte do processo de aprendizado”. No entanto, é necessário cuidado máximo para não cometer erros que sejam fatais para o negócio. “Alguns erros podem ser definitivos e impedir uma outra chance para se tentar novamente, por serem críticos para o negócio. Iniciativas para reduzir a incerteza ajudam a identificar estas possibilidades mais críticas, para que estabeleçamos um limite para nossa capacidade de ousar e não colocar tudo a perder”, afirma Hashimoto.

Guilherme Alvernaz saiu do emprego em uma produtora e se tornou sócio da Oca Filmes. Segundo ele, o medo de errar pairou em sua cabeça durante todo o tempo em que refletiu a respeito da decisão de partir para um negócio próprio. “Realmente, dá muito medo de abrir um negócio no Brasil. Na época, eu estava contratado em outra agência, tinha salário fixo e algumas comodidades. Tive que driblar meu medo de errar para conseguir me desviar disso tudo e abraçar um negócio novo”.

Na opinião de Alvernaz, ao tomar a decisão de virar um empresário, ele percebeu que os aspectos positivos eram maiores do que as possibilidades de erros. “Eu levei em conta o fato de estar me aliando a profissionais que já tinham trabalhado comigo anteriormente e que seriam realmente meus parceiros. São pessoas que dão valor à questão dos prazos e à qualidade do trabalho. Isso me ajudou a ficar com menos medo de errar”.

Acredite em si mesmo

Para alcançar o sucesso no comando de um negócio, terauto-estima é condição número um para o empresário. Muitas pessoas são tomadas por uma falta de confiança em relação à sua capacidade de concretizar essa meta. E, com isso, dão um passo para trás na hora de partir para voo solo. “É necessário ter crença em si mesmo”, ressalta Marcelo Cherto, “e garra para superar as dores de cabeça, pois os obstáculos irão surgir, principalmente em países como o Brasil, Argentina e México, onde a instabilidade faz parte do dia-a-dia das empresas. Nunca se sabe como o governo e a concorrência vão se comportar”.

EXEMPLOS POSITIVOS

Um dos exemplos positivos de auto-estima e crença em si mesmo é traduzido na história de sucesso de Elói Oliveira, presidente da Flytour,franquia de turismo premiada por trêz vezes na categoria Lazer do prêmio “As Melhores Franquias do Brasil”, realizado por Pequenas Empresas & Grandes Negócios.

O gaúcho nascido em Esteio, interior do Rio Grande do Sul, fugiu de casa aos oito anos de idade e veio para São Paulo, onde viveu como menino de rua, vendendo pastéis, jornais, verduras e peixes. Aos 12 anos, no Rio de Janeiro, guardava e lavava carros em estacionamentos próximos ao hotel Copacabana Palace, até que arranjou um emprego como office-boy na agência de turismo Stella Barros. “Eu morei na agência durante algum tempo e foi lá que aprendi a ter boas maneiras, adquiri meus primeiros conhecimentos a respeito da área de turismo”.

Depois da experiência na Stella Barros, Oliveira ainda passou por mais duas empresas do ramo. Em 1970, fundou a E.D.O. Representações, que viria, mais tarde, a se chamar Flytour, que hoje conta com 50 lojas em todo o país. “Eu sempre acreditei que, quando uma porta se abre, temos que entrar. Hoje em dia, vejo que acreditar em mim mesmo ajudou a driblar as dificuldades e a construir uma história de consolidação e vitória”, diz o empresário.

Fonte:

Abertura de Empresa

Para saber como iniciar a abertura de uma empresa, clique aqui: Abertura de Empresa – Kaed

KAED CONTABILIDADE

Precisa de Ajuda?

Rua Santo Elias, 398
CEP 03086-050
Tatuapé/SP – São Paulo