Explore múltiplas ideias de negócios

Explore múltiplas ideias de negócios

desenho de lâmpadas - ideias de negócios

Veja aqui algumas ideias de negócios.

 

Ao abrir a mente e aceitar uma determinada ideia, é importante mantê-la aberta, ou seja, não permita que a ideia inicial fique restrita a um único direcionamento.

“O empreendedor tem que aproveitar e explorar novas ideias, abrir seu leque de opções para minimizar os erros na criação da proposta de seu negócio”, ressalta Marcelo Aidar, da FGV-SP.

Pensar em canais de venda diferenciados ou em um público-alvo pouco explorado pode ser uma boa saída para o futuro negócio. “Isso agrega valor ao negócio”. Marcos Hashimoto, do Insper, diz que explorar múltiplas ideias é uma forma de o empreendedor não ficar com apenas uma resposta.

“Quanto mais opções, mais ideias de negócios você tiver, mais fácil fica a escolha”. Ter uma ideia a mais traz conforto para escolher o caminho certo. “Eu ficaria mais confiante se tivesse mais de uma ideia para poder comparar e escolher”.

Em nosso país, a maioria das pessoas não faz essa exploração de ideias, de acordo com Hashimoto.  “O brasileiro toma a decisão no calor do momento e não tem o costume de ir atrás de novas ideias.

 

Planejamento é essencial

Ele não está acostumado a planejar e não tem tempo de buscar uma outra solução”, afirma. Mas nem sempre a primeira ideia é a melhor. “Nem que custe mais tempo e mais esforço, o importante é não cair na tentação de abraçar a primeira ideia que surgir”, aconselha.

Proprietário do restaurante Josephine, em São Paulo, Jesse de Andrade era dono de um açougue quando o seu mercado começou a ficar enfraquecido. “Os supermercados dominam o setor e meu negócio foi enfraquecendo”, lembra. O empresário decidiu então fechar o estabelecimento e foi buscar ideias no mercado.

Andrade já tinha sua clientela, o comércio ficava em frente a um colégio de classe média alta, e por isso pensou em seguir caminho paralelo e abrir algo ligado à alimentação. Em 2000 nasceu o restaurante, que hoje é um dos mais badalados da cidade. A busca por novas ideias não acabou na abertura do Josephine.

Andrade exercita a máxima todos os dias. “Sou aberto para sugestões, pois sei que sempre existe alguma ideia que pode tornar meu negócio ainda melhor. Por isso procuro conversar constantemente com meus clientes para saber deles o que pode ser feito para melhorar os serviços da casa”.

Duas ideias já viraram realidade: a criação de comandas eletrônicas para agilizar o fechamento da conta e a instalação de campainhas digitais, que facilitam a solicitação dos serviços dos garçons da casa.

Faça o que você gosta

Se você amar o seu negócio, terá trilhado uma boa parte do caminho para o sucesso. Quem faz aquilo de que gosta tem muitas chances de se dar bem, pois é bem mais difícil ser dono de um negócio do qual você não gosta do que ser empregado numa empresa onde está infeliz.

O empregado ‘desliga’ dos problemas da empresa e o empresário, não, explica o consultor Marcelo Cherto.

Exemplos de Sucesso

O consultor cita a si mesmo como exemplo. “Eu faço aquilo que eu gosto. Eu respiro meu negócio durante 24 horas por dia. Durmo com um bloquinho e uma caneta ao lado da cama, pois acontece muito de eu acordar no meio da madrugada com alguma ideia interessante.

Estou sempre trabalhando: enquanto estou dormindo, quando estou na beira do mar. Mas isso não me deixa exausto, pois eu adoro o que faço. Você trabalha muito mais como empresário do que como empregado. Por isso, esse amor é importante para garantir o estímulo para a busca constante de ir sempre além”.

Marcelo Aidar, da FGV-SP, afirma que, quando o empreendedor faz o que gosta, tem melhores condições de “fazer melhor”. “O empreendedor vai se dedicar com prazer, vai procurar ficar por dentro de tudo o que envolve o mercado onde seu negócio vai ser inserido. Ele identifica as melhores saídas, acaba colocando mais amor na construção e na condução da empresa e, buscando o melhor, o negócio tende a dar certo”.

Roberto Bitelman, sócio-diretor da agência de viagens AuroraEco, diz que trabalhar com gosto é fundamental para o bom andamento da empresa. “Isso faz com que as coisas funcionem bem. Essa felicidade reflete tanto para dentro da empresa quanto para os meus colaboradores.” Por trabalhar com o setor de turismo, essa premissa ainda se torna mais importante, na opinião do empresário. “Nossos clientes percebem o quanto nos envolvemos com as viagens. Vendo sonho e felicidade. É o que me dá mais prazer”.

Por Júlia Zullig – Fonte: Revista Pequenas empresas grandes negócios

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